Na China

Saudações de Yiwu, na China

Espero que estejas bem. Aqui está um calor incrível, acho que nunca senti tanto calor na vida...

Na semana passada contei-te um pouco sobre a vida em Bali e como um jornalista da BBC me ligou por volta da meia-noite (hora de Bali) a partir do Reino Unido... Se perdeste essa parte e queres saber porquê, podes ver aqui.

No domingo à noite, o Bondhan (o nosso homem na Indonésia) levou-me ao aeroporto. O tempo em Bali pareceu curto demais e ficaram muitos trabalhos por terminar... mas enfim, tinha um voo noturno para Guangzhou, na China, para apanhar.

O aeroporto de Bali hoje em dia é super eficiente, parece um sonho passar por lá. Toda a gente é tão simpática e atenciosa, até a segurança e o controlo de passaportes. Comprei uns presentes de última hora, bebi um copo de vinho no lounge e depois fui calmamente até à porta de embarque para o voo noturno da China Southern para Guangzhou.

A bordo, havia apenas alguns lugares em classe executiva, por isso deram-me imensa atenção... mais vinho e mais comida do que conseguia comer. O serviço foi mesmo simpático e acolhedor. Consegui dormir um pouco nas 5 horas de voo e chegámos a Guangzhou às 6 da manhã, com ligação para Yiwu às 8h20.

Da calma ao caos... não estava nada à espera disto. Da última vez que estive na China o aeroporto não tinha praticamente movimento... mas agora estavam milhares de pessoas em filas enormes e sinuosas para o controlo de passaportes. E apenas um jovem a tentar controlar a multidão de indianos, russos, sul-americanos, turcos – todo o tipo de gente estranha, incluindo eu.


De Bali Relaxado para Guangzhou Caótico – Choque Cultural!
Esse choque cultural que normalmente não sinto dentro da Ásia… e o pessoal com quem tive de lidar nesta viagem stressante pelo aeroporto tratou-me (irritantemente) em russo, arrancou-me o passaporte da mão. Recusaram-se a ajudar ou sequer olhar para o meu bilhete quando pedi acesso à fila rápida, já que a ligação era muito curta. Enfim, deixei andar… e lá consegui chegar ao portão a meio do embarque.
Um voo curto até Yiwu – 90 minutos – e uma experiência no aeroporto bem mais tranquila… e lá estava a Coco à minha espera quando saí. Afinal não foi assim tão mau.

Mas ao pôr o pé fora do aeroporto… UAU! Que calor… sufocante. Nunca tinha sentido um calor tão brutal. O céu azul, o sol a queimar… e o calor seco. Nada disto é normal.
No dia seguinte, o Tomas chega de Espanha num voo (tinha andado por lá à procura de um novo armazém com urgência – lembra-te das notícias da semana passada). Encontrámo-nos no hotel dele… onde os funcionários estavam a colocar películas refletoras nos carros ao sol – super útil para evitar que tudo derreta.


O Problema do Calor

O Tomas trouxe algumas amostras de velas para trabalharmos e também trouxe uma maçã do buffet do pequeno-almoço. Depois de um dia no mercado de Yiwu… quando voltámos ao carro, com 43 °C, a maçã estava cozida e tinha ficado preta e a cera das velas tinha-se transformado em líquido e escorrido.
Isto é um problema preocupante porque já carregámos alguns contentores com velas… A Coco teve cuidado em garantir que estavam na vertical e não encostadas às paredes do contentor… mas temo que, entre a China e o Reino Unido, apanhem bastante calor. Seja como for… acabámos de receber a notícia de que a UE e o Reino Unido vão impor tarifas (ao estilo Trump) sobre velas de 75% já a partir deste mês. Portanto, as velas vão sair de cena. (dica – faz stock).

O Problema do Temu

Fizemos a nossa volta habitual, a visitar alguns dos nossos fornecedores antigos e a ver o que há de novo… Mas para além do calor na China, temos outro grande problema. E está relacionado com o motivo pelo qual o jornalista da BBC me ligou.
Ontem fomos visitar um fornecedor de longa data… compramos-lhe, entre outras coisas, Pulseiras de Pedras Chakra. É um negócio familiar encantador, como muitos: a senhora é a chefe, o marido, o filho e a nora estão todos envolvidos, a separar, fabricar, etiquetar e embalar bijuteria. Trabalhadores incansáveis e entusiastas da joalharia em pedras, como poucos.
Mas depois reparei numa etiqueta… Essa etiqueta tinha sido fornecida pelo Temu – contou-me a senhora. Ela não fala inglês e nem entende. Perguntei-lhe se sabia o que queria dizer “EC REP”. Respondeu: talvez um cliente – não fazia ideia. A Coco explicou-lhe que é a pessoa responsável na UE por representar a empresa caso haja algum problema com o produto… Olhar vazio. O nome da empresa que aparecia no topo… não era o deles. Perguntei quem era. Encolheu os ombros, sem saber.
A questão é que eu reconheço esses nomes… Fizemos compras de teste no Temu e eram exatamente os mesmos nomes que vinham nas etiquetas. E quando se procura esses endereços no Google Maps, são pizzarias ou algo do género. Da última vez que verifiquei, era isso.
Foi então que ela desatou num autêntico desabafo sobre o Temu… exigem stock a preços impossíveis, o que obriga a cortar na qualidade ao mínimo, usando contas falsas ou de vidro.
Depois explicou que, se o stock vende devagar, o Temu cobra “renda”; se a mercadoria atrasa um dia, há multa. São multados vezes sem conta. É difícil conseguir lucro.
Mas continuou: o comércio com os EUA praticamente desapareceu, os negócios não estão bons e, para preencher a lacuna, acabam por recorrer ao Temu, mesmo sendo trabalhoso e ingrato. Os representantes do Temu são extremamente persuasivos, ligam sem parar e prometem mundos e fundos se fizeres negócio com eles… mas a realidade é bem diferente. Já houve até protestos de rua contra isso.


Com o Temu ninguém ganha, só o Temu… e a única parte positiva é que a nossa simpática fornecedora garantiu-nos que nunca iria listar os nossos produtos no Temu.
O problema do Temu é enorme… e já encontrámos várias empresas que vendem lá, cujos produtos tivemos de rejeitar. A primeira coisa que fazemos agora é pesquisar no Temu e, se o produto estiver listado, dizemos logo: desculpa, não podemos comprar. Muitas vezes, na verdade até com frequência, um produto giro aparece listado com imagens roubadas e depois o que enviam é uma cópia de fraca qualidade… É um verdadeiro “cão come cão” aqui em Yiwu.

De qualquer forma, podes ficar descansado: estamos a fazer o possível para te trazer negócios familiares, produção ética e presentes bonitos.
Entretanto, de volta ao Reino Unido… o Halloween está a aproximar-se… já estás preparado para o grande dia? Espreita abaixo os presentes assustadores e místicos.

Desejo-te uma semana.

Cuida-te,

David

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