No Lado Selvagem

Saudações de Katmandu, Nepal.

Sim, voltamos a Katmandu, a nossa primeira visita após a pandemia. Esta cidade passou por um pesadelo e agora ainda está a recompor-se.

Na semana passada estávamos em Bali e eu estive a contar-vos quanto custam as coisas na Indonésia. Se perdeste esse blog, podes recuperar o atraso aqui.

Desde então, apanhamos um voo da Batik Air para Kuala Lumpur e um voo de conexão para Kathmandu chegando lá à noite. O nosso contacto no Nepal; O Sr. Padam,o filho dele e o nosso parceiro Bryant do Reino Unido que tinha chegado à nossa frente estavam à espera para nos cumprimentar fora do aeroporto no ar fresco da montanha. Foi em outubro de 2019 a última vez que estive aquí, naqueles inocentes dias pré-covid e uma idade totalmente diferente.

O Tomas já esteve aqui comigo antes mas esta é a primeira viagem de compra para o Bryant e eu sei que ele está nervoso e animado. Na verdade, ao longo dos últimos anos, o Bryant tem sido o ponto de contato na AW para as encomendas, ele estabeleceu boas relações com os nossos fornecedores e o Sr. Padam, o nosso agente de expedição aqui. Agora ele pode ver com os seus próprios olhos. Tivemos um bom começo na primeira manhã quando o sr. Dom, um dos nossos fornecedores mais antigos veio para o nosso hotel com uma grande bolsa cheia de todos os artigos que ele estava a trabalhar para a AW antes da nossa visita. E o homem fez um bom trabalho. incrivelmente criativo, com alguns produtos interessantes e bonitos exclusivamente para a AW e, portanto, para ti.

Temos alguns fornecedores aqui e o primeiro trabalho foi alcançá-los e ver que ideias novas e produtos podemos encontrar.

Temos fornecedores de Taças tibetanas, Bolsas com fantoches de dedoPulseiras de cobre e proximamente Cordas de incensoMochilas de algodão puro. E o plano é aumentar os produtos que compramos o suficiente para encher regularmente um contentor de 12 metros que pode ser enviado por mar pelo porto de Calcutá.

Na verdade, a maioria das exportações do Nepal são tradicionalmente feitas por via aérea porque o Nepal é obviamente sem litoral e isso representa um custo extra significativo. Durante a pandemia, o aeroporto fechou completamente e a única forma de embarcar era por terra para a Índia e por mar a partir do porto de Calcutá. Nós (e todos os exportadores) fomos forçados a enviar por contentores, embora os custos de envio fossem extremamente caros. Abriram-se novas estradas e a Índia facilitou o transbordo para ajudar a manter viva a economia do Nepal. Agora os custos estão-se a normalizar, então abriu-se uma oportunidade de negociar de forma mais eficaz.

Mas é possível encontrar bons produtos em quantidade suficiente para atingir esse objetivo? Fiquei um pouco preocupado com isso.. A área onde os exportadores montam showrooms também é a área dos mochileiros conhecida como Thamel. Tinha a reputação de ser um lugar selvagem após o anoitecer, com bares duvidosos, personagens desagradáveis ​a ​tentar enganar estrangeiros e drogas disponíveis gratuitamente. Agora os bandos organizados de mendigos moveram-se, uma presença sutil da polícia mantém os maus atores afastados e muitos bares de moda, hotéis boutique e bons restaurantes foram abertos. Uma parte das ruas lamacentas foi pavimentada, a área exclusiva para pedestres foi bastante ampliada desde a minha última visita. Dito isto, o labirinto de ruas estreitas é igualmente confuso e tu ainda podes encontrar-te em áreas bastante difíceis. Só de passear percebemos que existe uma enorme criatividade e uma infinidade de produtos - mas o único problema é que apenas oito dias para fazer tudo acontecer é uma tarefa árdua.

Algumas imagens aleatórias da vida em Thamel

O lado selvagem ainda existe, uma noite fui sozinho a uma loja local para comprar champô e um senhor idoso muito educado, de fato e gravata, com uma mala de couro, aproximou-se de mim. "Desculpe-me senhor", disse-me ele com uma leve reverência, "você estaria interessado em comprar algo para fumar", e então listou uma variedade de produtos à base de plantas. O Cannabis é ilegal aqui desde 1973 mas faz parte da cultura e parece ser tolerada. Disseram-me, porém, que os turistas podem ser tecnicamente presos até um mês por usarem drogas.

Enquanto isso, em casa no Reino Unido..  há uma grande emoção.. proximamente há um novo produto: Bombas de banho com pedras preciosas!! Os teus clientes podem tomar banho e encontrar uma pedra preciosa, cada pedra tem um significado diferente. Adiciona um pouco de efervescência e encontra a sabedoria da tua pedra preciosa no banho.. um folheto explica o significado da tua pedra preciosa.

Acabei de descobrir que um contentor chegou da Indonésia esta manhã.. tantas outras maravilhas estão a caminho na tua direção.. incluindo uma maravilhosa variedade de produtos de garrafas de cerveja recicladas.. do mesmo fornecedor que o imensamente popular Vidro derretido na madeira uma nova linha de vidro verde.. Adorei e espero que os teus clientes também.. lindos e também de grande valor.

Depois de Kathmandu vamos para a Índia.. a aventura continua.

Mais novidades na próxima semana.

Tenham cuidado

David

Comments

Popular posts from this blog