Na China... Há quanto tempo que não nos vemos!

 Saudações da cidade de Dongxiang, China

Feliz fim-de-semana do Dia do Trabalhador... espero que haja Primavera no ar e uma Primavera nos teus passos.

Estou na cidade de Dongxiang, é uma cidade pequena em ascensão perto da aldeia natal da minha mulher. É um lugar amigável e bem cuidado, toda a gente parece conhecer-se... Explicarei porquê mais abaixo.

Na semana passada, falei da minha chegada à China, em Xangai, onde me encontrei com a Coco (a minha mulher e agente na China) e passamos algum tempo no bairro mais giro (pensamos nós) de Xangai - falei das profundas mudanças que lá se deram, podes ler tudo aqui.

De Xangai apanhamos o comboio rápido para Yiwu. Viajar em classe executiva foi muito agradável. Bancos reclináveis ao estilo das companhias aéreas, muito espaço, snacks, fruta e refrigerantes gratuitos e quase a atravessar o país em carris suspensos a mais de 300 km/h. A estação de Yiwu costumava ser uma chatice, onde se passava por túneis para sair e havia muito pressa para apanhar um táxi. Actualmente, existe uma grande praça de táxis subterrânea mesmo por baixo da estação e um sistema de filas de espera super eficiente, em dois minutos está-se a caminho da cidade. 

A maior parte das pessoas na China (incluindo a Coco) dir-te-á que, apesar do covid, as coisas estão a melhorar cada vez mais na China. Em muitos aspectos, as coisas estão a melhorar desde a última vez que cá estive... mas há coisas que não estão.

Foi fantástico reencontrar a minha mulher e o filho dela juntamente com a mulher e os filhos... que vivem num novo apartamento super moderno e de alta tecnologia nos arredores de Yiwu. Mudaram-se durante a pandemia e esta é, naturalmente (para além das visitas em vídeo), a primeira vez que os vejo a eles e ao apartamento. O empreendimento tem quarenta edifícios, cada um com sete andares. Estacionamento subterrâneo e belos jardins entre os edifícios. Talvez (segundo as minhas estimativas) esteja ocupado cerca de 10% - embora se perguntar ao escritório de vendas eles te digam que está tudo esgotado. O empreendimento super chique ao lado também está esgotado mas não vejo quase nenhuma luz acesa... estranho.


O grande problema que tenho é a ligação à internet... sempre foi um problema na China mas a solução foi usar uma VPN para contornar as barreiras de fogo... agora estou sempre a travar uma batalha para conectar-me à internet... Tenho cinco aparelhos, dois cartões SIM, duas ligações VPN ao telemóvel da Coco e, claro, a rede Wifi da casa... Agora, mesmo com a VPN ligada, posso perder a ligação ao Google passados alguns minutos e a ligação cair totalmente... muitas vezes fico totalmente offline durante horas. Alguém me disse que é regional - a política de protecção contra incêndios é ditada a nível nacional mas os diferentes locais interpretam-na de forma mais ou menos severa. E isso é verdade. 

Por isso, uma das primeiras tarefas é contactar os nossos antigos fornecedores, e muitos deles têm salas de exposição no enorme mercado de Yiwu ou nas suas imediações. 88.000 salas de exposição debaixo do mesmo tecto... é uma enormidade impressionante... mas organizadas em áreas especializadas em vários (o que eles chamam) pequenos produtos. Na Área 1 e a entrada principal de todo o grande local - no rés-do-chão fica o departamento de flores de plástico baratas e foleiras, um andar acima fica o departamento de fitas para o cabelo, elásticos e pequenos objectos que piscam. No terceiro andar, encontra-se a secção de artigos para presentes em geral e tudo o que é de mau gosto. O último andar é mais chique, com grandes salas de exposição para as grandes empresas chamativas.


Haha - estou a exagerar - no meio do plástico e do mau gosto há algumas empresas familiares muito artísticas e éticas com muitas das quais fazemos bons negócios há mais de dez anos. Os leitores habituais sabem que evitamos as fábricas sem rosto, às quais se acede apenas através de agentes e tentamos lidar com pessoas reais... como a nossa adorável senhora das Flores de Sabão ... Xiao Pao, que trabalha exclusivamente com um par de empresas japonesas e com a Ancient Wisdom.


Também fomos visitar a Tina e o marido dela (a Tina é a agente) que fazem muitas joias com pedras preciosasque vendemos. Fecharam o showroom no mercado na pandemia e agora só trabalham na fábrica, que se converteu num estúdio, onde trabalham arduamente para fazer novos designs e principalmente comercializar para o mercado chinês online. O maior cliente deles fora da China é AW. Foi muito bom recuperar o atraso.


A primeira palavra que todos exclamam é "Haojiu bujian" ou "Há quanto tempo não nos vemos! E parecem certamente muito satisfeitos por me verem.
Muitos fornecedores dizem-nos que o comércio com a Europa e os EUA caiu 80% mas que o comércio com o Médio Oriente, África e Rússia está a substituí-lo. O tipo de produtos expostos nas salas de exposição reflecte isso mesmo... para os olhos ocidentais, o mau gosto e as coisas douradas e vistosas estão de volta. Há grandes mudanças a acontecer, quem sabe como será a nova ordem mundial. 

Acabámos de chegar à cidade de Dongxiang, a cinco horas de carro pela G60 - é um feriado importante (1 de Maio) e quisemos chegar antes do trânsito intenso. Quando cheguei, era uma cidade pobre e atrasada, com ruas lamacentas e pouca iluminação, onde raramente se viam ocidentais. Eu era espectacularmente estranho e rapidamente tornei-me famoso na cidade, atraindo multidões de pessoas que queriam experimentar o seu inglês comigo. Agora, a cidade tem um belo lago com um parque, ruas largas, limpas e lojas elegantes... muitos bons restaurantes. À noite, famílias, crianças e idosos ficam nas ruas bem iluminadas a conversar e a brincar. A Coco conhece muitas pessoas - aquelas que, tal como as irmãs e os pais dela, mudaram-se das aldeias para a cidade e compraram apartamentos elegantes. Muitos têm pequenos negócios e o comércio parece ser bom. Uma loja de vinhos importados abriu perto da cidade e vende vinhos chilenos e argentinos a preços razoáveis. O empregado da loja, que falava bem inglês, estava muito entusiasmado. Eu fui o primeiro cliente ocidental a entrar na loja. Foi-me concedido um "desconto de amigo" e fui tratado como um visitante real. 

Há claramente muito dinheiro novo em Dongxiang - Porches e Mercedes são comuns... bons restaurantes e lojas caras - tudo isto apesar da pandemia. Mas rapidamente percebo porquê... as principais fábricas da cidade são de produtos médicos e farmacêuticos... Vou deixar-vos descobrir o que aconteceu.

De qualquer forma, há mais notícias na próxima semana.

Espero que tenhas um excelente Dia do Trabalhador e que o sol da Primavera te abençoe a ti e aos teus negócios.

David (e Coco) desde a China.




Comments

Popular posts from this blog

Em busca do Zeitgeist e doces grátis em 2023

Quando a Coco conheceu a Hatice

Notícias AW do David: Bebé de Bali em casa