De Bali a Bengala: mais segredos comerciais

Saudações de Serampore, Índia

Estou na cidade natal do nosso homem na Índia, o Sr. Chatterjee. 
É uma cidade a cerca de uma hora de Calcutá nas margens do rio Ganges. O Chatterjee e o filho dele, Drishtranta, gerem uma pequena fábrica de produtos de algodão e juta.
Acabei de chegar e toda a fábrica, trinta e cinco trabalhadores, parou de trabalhar para saudar a minha chegada, com apertos de mão e flores. Foi um pouco embaraçoso.
Na semana passada, estive em Bali e falei-te do Dia da Independência da Indonésia, das celebrações do nosso gabinete de marketing e da libertação de todas aquelas tartarugas bebés na natureza. Se não viste, podes ler aqui.

Nas margens do Ganges

Na quarta-feira de manhã, o Ringo e o Bondan levaram-me ao aeroporto, com o coração pesado por não ter terminado tanta coisa para fazer. Mas é necessário e está na altura de ir para a Índia. Abraço-os a ambos e despeço-me. 

O aeroporto está muito movimentado, é a hora de ponta das viagens mas surpreendentemente sem stress e graciosamente organizado, apesar das multidões. Apanhei um alegre voo de 2 horas da Airasia para Kuala Lumpur, onde tive de passar pela imigração, recolher a minha bagagem, subir as escadas e fazer o check-in para o meu voo para a Índia. Depois, tenho de passar novamente pela imigração... e como ainda faltam cinco horas para o meu voo, vou para a sala de negócios. O melhor de KL é o salão Sama-Sama, com um excelente buffet e um espaço de trabalho agradável, onde posso pôr em dia as minhas tarefas de escritório. O meu voo tem partida prevista para as 22h35 - é quase pontual. O voo para Calcutá está cheio de trabalhadores indianos que regressam a casa e de alguns turistas muito cansados que também estiveram em Bali. É um avião velho, os lugares são muito apertados, há muitos bebés a chorar e é um voo de quatro horas. Penso que sou o único europeu no voo.  Chego à uma da manhã, hora da Índia (mas, na verdade, às quatro e meia da manhã, hora de Bali), bastante exausto. 

Passar pela imigração pela terceira vez na Índia é surpreendentemente fácil e rápido. O funcionário da imigração vê que tenho um visto de negócios e pergunta-me qual é o meu negócio. Digo-lhe que são têxteis e artigos para presentes para exportação para a Europa e ele sorri, aperta-me a mão e diz: "Bem-vindo à Índia".

O Sr. Chatterjee está à minha espera lá fora, é sempre um prazer vê-lo. Conversamos e pomos a conversa em dia enquanto ele me leva ao hotel vizinho.  É de madrugada mas Calcutá está cheia de gente, o que é que estão a fazer? O trânsito é intenso e o local está igual ao que era antes da pandemia, da última vez que aqui estive - uma confusão total. O choque cultural entre a bela e cuidada Bali, o lixo, a lama, as vacas e as estradas com buracos e sem manutenção é como uma bofetada na cara. Lembro-me sempre que quando a minha mulher, a Coco (da China), veio cá pela primeira vez, disse: "Mas há tanta gente aqui a passear, porque é que não conseguem arrumar as coisas?" É uma óptima pergunta. 

Mas o hotel onde fico sempre é impecável, eficiente e luxuoso como nunca se vê na Europa. Pelo preço de um Travelodge em Trafford, tenho direito a um check-in VIP (às 2 da manhã), um quarto em suite - uma cama fofa e profunda (muito apreciada). De manhã, o Chatterjee e eu tomamos um pequeno-almoço buffet que inclui o melhor pequeno-almoço inglês completo que se possa imaginar. A Índia está a gozar a glória da aterragem bem sucedida na lua, o que é um grande feito, e o Modi está na África do Sul para a cimeira dos BRICS e a receber todo o crédito, como é habitual, por tudo o que acontece de bom na Índia. Hmmm... penso eu enquanto o nosso pequeno carro passa por mais um buraco a caminho de Serampore.

As minhas primeiras impressões de Serampore. Os três jogadores de críquete no anúncio do banco... estavam hospedados no nosso hotel em Bangalore na última viagem à Índia. Esfregámos os ombros no buffet de pequeno-almoço durante uma semana.

Depois passei o resto do dia na fábrica, a verificar o stock e a conhecer a equipa renovada do Sr. Chatterjee. Algumas das caras antigas estão lá - mas desde que o Sr. Chatterjee assumiu o controlo total (com a nossa ajuda, comprou os seus parceiros de negócios) no início deste ano - a equipa está a expandir-se rapidamente e o local está a fervilhar de atividade. 

Eis um segredo comercial... Há um mês, enviámos de Espanha uma caixa cheia de sacos comprados em Málaga e arredores. Não se trata de copiar mas de inspirar e estabelecer a qualidade de exportação de que necessitamos. Neste ambiente de retaguarda, sem referências europeias, é difícil compreender a qualidade e o tipo de acabamento de que necessitamos. Tem sido a melhor coisa de sempre! A equipa aqui presente tem estudado os sacos até ao último ponto e tomou como um desafio pessoal fazer com que esse padrão corresponda aos preços que estabelecemos.  Ontem estavam a mostrar-me orgulhosamente o seu trabalho.

Esta é uma mudança fundamental no pensamento indiano... em vez de pensarmos em quão barato podemos fazer este saco e negociar para baixo e para baixo... espremendo toda a gente na cadeia. Agora o pensamento deveria ser: "Eu tento explicar: Este é o preço que queremos pagar, por isso, quão bom, bonito e pormenorizado pode ser o saco até esse preço. Competir com a qualidade e não com o preço.


O Sr. Chatterjee, o seu chefe de segurança e o gestor de produto mostraram-me a qualidade que conseguem alcançar

À noite, sou instalado no único bom hotel da cidade, inaugurado pouco antes da pandemia. O Denmark Tavern... é um edifício histórico que foi recentemente restaurado e voltou à sua glória e função originais.
A página web tem um aspeto fantástico... mas a realidade é um pouco diferente. Não é mau, mas 
O Sr. Chatterjee, o filho dele e o gerente, o Sr. Supenu, conversam, bebem  e consomem uma seleção de petiscos trazidos por funcionários muito entusiasmados. Parece que sou o único convidado.

Esta manhã, a caminho da fábrica, parámos para visitar um dos nossos artesãos.
Estes rapazes empreendedores têm uma pequena oficina com um tanque de água, um aquecedor, uma seleção de pinças, um secador montado num pneu de borracha e uma área de secagem. São eles que fazem os desenhos que compõem a nossa divertida gama de sacos de algodão tye-dye. (ver abaixo).


Fiz um vídeo de todo o processo. Podes vê-lo aqui.



Enquanto isso, de volta ao nosso armazém estamos muito ocupados.. chegaram muitos contentores esta semana, o que significa que temos novidades em stock...

Desejo-te um fim de semana de muito sucesso e/ou relaxante.

Mais notícias da Índia na próxima semana.

Namastê

David

Comments

Popular posts from this blog

Em busca do Zeitgeist e doces grátis em 2023

Quando a Coco conheceu a Hatice

Notícias AW do David: Bebé de Bali em casa