Notícias AW de David: O Toni chegou à Índia

Saudações do Pacífico Sul de Goa

A nossa viagem louca pela Índia está a terminar quando chegamos à nossa (espécie de) base na Índia para descansar, recuperar e tratar da papelada. É bom rever velhos amigos e aproveitar o sol, a beleza natural e a hospitalidade goesa. Na semana passada, contei-te que o pobre do Toni era levado para um novo local de choque cultural todos os dias e porque é que se bebe vinho inglês na Índia. Se não viste, podes ficar a par aqui.

Quando pensava que já tinha visto tudo, o Chatterjee levou-nos a um sítio fora da escala do choque cultural... mais informações abaixo.

Har Ki Pauri Ghat - Pés do Senhor Vishnu

Na semana passada, estava a escrever isto no momento em que chegámos à cidade artesanal de madeira de Saharanpur. Cheguei aqui há oito anos e pensei que tinha aterrado no Afeganistão. Ruas de lama, senhoras vestidas de burka, carrinhos de camelos, presença do exército com metralhadoras e infra-estruturas básicas em mau estado.

Posso dizer que houve uma grande melhoria, os grandes retalhistas indianos estão aqui, a estrada principal é boa, parece segura e até têm um sinal "! Saharanpur" para selfies. Apesar de a cidade velha ainda não estar pavimentada e estar muito congestionada e de ainda haver camelos a puxar carroças carregadas com enormes troncos de madeira de manga, é possível sentir que agora há mais dinheiro aqui.

Temos aqui um fornecedor antigo, uma família muito simpática mas que faz artesanato à moda antiga e sentimos que atingiram o limite da sua capacidade porque demoram mais de seis meses a produzir as nossas encomendas, o que significa que ficamos sem stock de muitos artigos durante longos períodos de tempo. Por isso, depois de uma pesquisa cuidadosa, fizemos uma pequena lista de outras fábricas para visitar e ficámos surpreendidos por encontrar um local de trabalho de nível bastante elevado e processos modernos. Um dos locais que visitámos, muito perto da cidade velha, ficava num grande complexo com vários edifícios grandes, cada um dedicado a um processo diferente. Os artesãos trabalhavam em equipas e tinham empregos bem remunerados. Ficámos impressionados.

Disseram que tinham capacidade para produzir quantidades de contentores em semanas.
Mas é claro que continuaremos a apoiar o nosso velho amigo e fornecedor, especialmente porque a família Rashid é muito simpática e a sua mulher faz o melhor biryani da Índia. Fomos visitá-lo e o Rashid tinha preparado uma sala cheia de amostras ao estilo AW só para nós, o que, devo dizer, era impressionante e era evidente que tinham pensado muito e investido muito tempo na produção. Depois de fazermos negócio, a mulher de Rashid apareceu com comida. E era muito saborosa.

O Rashid e o seu irmão

Naquela cidade tivemos dificuldade em encontrar um hotel decente, quase todos os hotéis tinham más críticas. Se viajarem pela Índia, sigam o meu conselho: nunca fiquem num hotel com "Royal" no nome. Ficámos no Hotel Royal Classic.

Nunca mais. Os quartos não têm janelas, os lençóis são duvidosos e as camas são duras e irregulares... fugimos e cancelámos a nossa segunda noite, preferindo sair da cidade. O nosso fornecedor disse-nos que não havia nenhum hotel de qualidade na cidade e que os hotéis mais próximos ficavam em Dehradun, onde ficava o aeroporto - a 2 horas de distância.

Dehradun era completamente diferente de Saharanpur, uma longa subida de carro até ao sopé dos Himalaias, é uma cidade turística que se transformou numa cidade organizada, limpa e próspera. Há muitos hotéis de luxo, bares e restaurantes, mal podia acreditar que isto era a Índia. Ali ficámos por pouco mais dinheiro, numa antiga casa colonial (o Mango Tree Courtyard) restaurada ao nível de um hotel boutique. Quartos grandes e espaçosos, camas de luxo, funcionários simpáticos e comida caseira. A Índia é assim - uma terra de extremos, como já disse muitas vezes: Rico e pobre, bom e mau, horrível e bonito. Lado a lado.

Depois seguimos para Jaipur pela Indigo Airways através de aeroportos incrivelmente eficientes... onde passámos quatro noites de muitas aventuras (talvez te conte mais na próxima semana)... depois para GOX o novíssimo aeroporto de Goa, mais uma vez tão organizado e sem problemas. Por incrível que pareça, a bagagem já está no tapete quando lá chegamos.

Agora são os nossos últimos dias na Índia, antes de irmos para o Nepal, onde a Coco se juntará a nós depois das festividades do Ano Novo Chinês. Penso que o Toni foi verdadeiramente tocado pela Índia, vendo coisas e conhecendo pessoas que uma excursão de férias normal não acomodaria...

No lugar onde o Ganges sagrado se derrama das montanhas para as planícies indianas, puro, frio e apressado, aos pés do Senhor Vishnu. Há certamente algo de mágico na água, e as pessoas que lá vão são, bem, os indianos mais excêntricos. O Toni conheceu alguns.

Toni ficou comovido e abençoado...

Entretanto...
De volta à AW Artisan Portugal... muitos produtos novos estão a chegar.

O Tomas tem estado a trabalhar arduamente, renovando o website para o tornar mais intuitivo. O teu feedback tem sido fantástico, muito obrigado. O que eu acho é que às vezes os produtos realmente bons quase se perdem. O Rashid perguntou-me sobre os seus porta-incensos de signos estelares, a linha mais vendida pelos seus clientes americanos - verifiquei as nossas vendas e apercebi-me de que não estávamos a comunicar isto. São um presente de aniversário perfeito para os signos das estrelas e podem ser combinados com incenso para aumentar as vendas. Por isso, a nossa equipa melhorou as imagens e agora penso que podes ver o potencial.

Também estou entusiasmado pelas nossas Pulseiras de Cedro dos Sete Chakras. Este é um item de produção da Coco... bem, a minha ideia básica (diz ele modestamente haha), o design da embalagem pelo Bondhan, o nosso designer em Bali, e o design de jóias da Coco e a sua concretização, usámos contas de pedras preciosas de alta qualidade mais gordas do que o habitual com as contas de madeira de cedro aromáticas naturais. Empilha-as misturadas num cesto grande, entre 6 e 8 euros, acho que vão voar...

O Dia do Pai está a chegar... por isso, faz já o teu stock enquanto ainda temos disponível só até hoje o envio grátis*.

Tem uma boa semana.

Namaste da Índia.

David

Comments

Popular posts from this blog