Notícias AW do David: Viagem louca?

Saudações de Kathmandu, Nepal

Feliz Halloween de Outubro!

Viste as notícias? Disseram que eu era louco por vir cá. 
Na semana passada, falei-te de algumas coisas estranhas que se passam na China. Se não viste, podes pôr-te a par aqui.

As cheias dizimaram a planície de Katmandu e até a cidade foi muito afetada. Mas eu tinha voos e hotéis reservados porque esta era uma etapa no caminho para a Índia. Falei com o Sr. Padam, o nosso simpático agente de navegação. “Namaste, Sr. David, é muito bem-vindo.” Todos os nossos fornecedores me disseram para não me preocupar... por isso, na quarta-feira, eu e o Tomás apanhámos um voo da China Southern de Yiwu para Guangzhou. De lá, ele apanhou a ligação para Bali e eu apanhei o voo da noite para Kathmandu. Chegámos às 12h30, hora local mas o comandante disse que tínhamos de esperar por um lugar, pelo que andámos às voltas pela cidade durante algum tempo. Demorei duas horas a atravessar o aeroporto. Controlos de segurança desnecessários para entrar na zona das bagagens, longas filas de espera e depois uma longa espera pela minha bagagem, que saiu quase em último lugar, apesar da etiqueta de prioridade e de eu ser o único passageiro da classe executiva no voo. 


Quando finalmente consegui sair do aeroporto. Uma cara conhecida estava à minha espera... o meu motorista do hotel da última visita. Bem-vindo de volta, Sr. David. Na viagem pelas ruas nocturnas até ao hotel, disse-me que as estradas só agora tinham sido desobstruídas e que a situação tinha sido muito má e muitos clientes tinham cancelado viagens, por isso disse que o hotel estava muito contente por me ver. Os funcionários deram-me as boas-vindas, mas explicaram-me que ainda havia problemas na sequência das inundações... não havia água corrente no quarto, na verdade estava a correr como lama. Mas seria arranjado na altura em que eu acordasse. 

E na manhã seguinte (ontem), durante o pequeno-almoço, o gerente, que eu já conhecia de outro hotel (tínhamos-nos reconhecido na última viagem), veio ter comigo para conversar e pôr a conversa em dia e agradeceu-me por ter vindo. Depois, aventurei-me pelo labirinto de ruas que é a zona de Thamel, onde se situa a maior parte dos exportadores de objectos de presente do Nepal. 


Perdi-me num instante...
A minha primeira paragem (quando o encontrei) foi para ver o Sr. Padam, o nosso agente de expedição e cavalheiro da velha guarda que nunca é visto sem o seu Dhaka Topi, um chapéu formal à moda antiga. Temos cinco encomendas pendentes desde Fevereiro, uma espécie de desastre de desempenho e eu queria saber porquê? Mas, claro, desde que vim verificar todos os problemas - tinham sido magicamente resolvidos e quase tudo estava no armazém do Sr. Padam. 
Depois fui ver Dipendrea, chamamos-lhe Dip... o jovem moderno que tem uma pequena fábrica que produz muitos dos nossos Sacos de Cânhamo. Disse-me que a sua cidade natal tinha sido muito afetada e que ainda estavam numa confusão. O número de vítimas é muito superior ao que o governo admite. As infra-estruturas do Nepal (ver o aeroporto) estão em péssimo estado de conservação. Este pequeno país está preso numa luta de poder entre os seus dois mega-vizinhos, a Índia e a China - (ao contrário de grande parte do Sudeste Asiático) parece não conseguir organizar-se.  
Mas as pessoas são humildes e simpáticas, é fácil fazer negócios com elas e, como sabes, o artesanato do Nepal é praticamente uma marca por direito próprio. Por isso, a AW tem de fazer a sua parte no Nepal.

A Geopolítica em Jogo
Estou aqui em parte porque não há voos diretos entre a China e a Índia. As duas maiores populações do planeta Terra e vizinhos não têm voos diretos. Não é estranho? Isto é geopolítica no seu pior. Apesar disso, em Yiwu há todo um bairro indiano onde agentes de navegação e empresários indianos estão a fazer bons negócios com a China.  De qualquer forma, temos de estar na Índia para a feira de Deli e, uma vez que esta questão significa que temos de ir a algum lado no caminho... Eu fui ao Nepal e o Tomás a Bali... encontramo-nos na Índia daqui a pouco. 

Por falar em Índia... 
Viste o recente vídeo do Youtube do "bald and bankrupt" em Deli - Visitei a Índia para que não tenhas de o fazer?


O artigo causou uma verdadeira tempestade na Índia (30.000 comentários). O autor visita partes de Deli que conheço bem - e (como Thamel) onde se encontram os exportadores de artesanato. Os leitores habituais sabem que Deli NÃO é a minha cidade favorita na Índia e este episódio do Youtube não é um exagero. Adoro a Índia e a maior parte do seu povo mas há que dizer (como o Sr. destemidamente salienta) que algumas partes da Índia são terríveis.  Mesmo as ruas mais agitadas de Katmandu são limpas e as pessoas são relativamente honestas e calmas. Todo o Sudeste Asiático melhorou nos últimos dez anos... exceto... Bem, não nos vamos meter em sarilhos. Eu vou lá em breve.

Entretanto na AW...
Temos stock novo que chegou diretamente da China.
É o mês do Halloween de Outubro... ofertas assustadoras abundam... Não percas esta oportunidade. 

Namaste do Nepal.
Tem uma ótima semana.

David

Comments

Popular posts from this blog

Notícias AW do David: Conflitos de Software

Notícias AW do David: Bebé de Bali em casa

Notícias AW do David: Sem drama - Mantém o sorriso