De Xiamen a Sheffield

Saudações de Sheffield, Reino Unido

Sim, já não estamos na China... Na semana passada, falei-te das ruas secundárias de pedras preciosas de Yiwu, na China, e revelei alguns segredos comerciais. Se não leste, podes ficar a par aqui.

De Yiwu apanhamos o comboio para Xiamen, quatro horas e meia a sul e visivelmente mais tropical na costa da cidade que fica de frente para Taiwan. É uma cidade insular encantadora com um ambiente de férias e, por isso, passamos alguns dias como turistas normais, visitamos a pequena ilha histórica de Gulangyu, mesmo ao largo da costa, e passeamos pelo belo bairro de Siming. Apercebemo-nos de que já tínhamos estado aqui há 10 anos. Mesmo em frente ao nosso hotel estava o sítio onde tirei uma fotografia da Coco. O mundo mudou tanto em 10 anos... mas a Coco ainda gosta de assustar-me a posar em cima das paredes.

Gulangyu é um sítio fascinante. Não há carros, por isso é preciso andar por todo o lado. E por todo o lado há casas antigas (em muitos casos) em ruínas, mas ainda assim impressionantes, outrora propriedade de comerciantes ricos. A ilha foi dividida da mesma forma que Xangai pelos europeus coloniais. Vê-se que muitas fortunas foram feitas e perdidas nestas rochas.  Subimos ao ponto mais alto: Sunlight Rock, onde se pode admirar a moderna cidade de Xiamen de um lado e vislumbrar ao longe a ilha de Taiwan. O que, por si só, é uma enorme sombra que paira sobre os bons comerciantes da China.

Estava à espera de ver jactos a sobrevoar a cidade, navios de guerra na baía, homens em uniforme militar nas ruas. Mas nada - na verdade, tudo estava normal, moderado mas normal.

De Xiamen apanhamos um táxi local simpático para o aeroporto e a Xiamen Airline para Amesterdão (11 horas), mudamos para o aeroporto de Manchester (1 hora) e fomos recebidos pelo nosso gerente James que adora conduzir até Manchester e ir buscar-me porque normalmente paramos para beber uma cerveja e pôr a conversa em dia.  Partimos às 10h30 e chegamos às 19h00 do mesmo dia mas com um estranho jetlag.

Agora é sexta-feira e ainda me sinto um pouco jetlag...

A Coco estava interessada em ver como as coisas mudaram na AW desde a última vez que cá esteve (pouco antes da pandemia) e também em conhecer pessoalmente as pessoas a quem envia mensagens todos os dias, além de pôr a conversa em dia com velhos amigos. Por isso, esta semana foi um tempo enorme para pôr a conversa em dia.

Hoje chegou um contentor da Indonésia que estão a descarregar agora. É claro que estou muito entusiasmado com a chegada de muitos produtos novos... especialmente o incenso em pó - feito por três homens santos, sobre o qual os leitores habituais conhecerão a história... e a nova forma ritualística de queimar incenso - tenho a certeza de que os vossos clientes vão adorar!

Além disso, está tudo a acontecer, a fábrica está em pleno andamento e em breve haverão novidades de bombas de banho e também se quiseres óleos essenciais sem rótuloóleos essenciais a granel ou qualquer outro produto de aromaterapia, estamos sempre a trabalhar em novos productos desta gama.

Há muito trabalho para fazer, muito trabalho para pôr em dia, muitos planos para fazer... tudo continua como sempre.

Cuida-te e tem um bom fim-de-semana.

Mais notícias na próxima semana.

David

Comments

Popular posts from this blog