Olá desde a China

Saudações de Yiwu, China

Caramba, parece que ando a correr de um lado para o outro nestes dias, é como se estivesse a recuperar o atraso. Apercebi-me que há meses que não passo mais de 6 ou 7 dias num só sítio... Na semana passada, estive em Bali (numa visita de avião) e contei-te como tudo estava absolutamente agitado... está tudo a acontecer ao mesmo tempo... Se não viste, podes ler aqui.

Na terça-feira à noite, saí de Bali num voo da China Southern para Guangzhou, que chegou às 6 da manhã. A fila dos estrangeiros parecia ter muito poucos ocidentais (para além de mim). Fiquei um pouco confuso e pensei que talvez estivesse na fila errada. Mas depois apercebi-me, espiando os passaportes que as pessoas tinham na mão, que a maioria eram chineses americanos ou chineses australianos, etc., que iam para a China para se reunirem com a família antes do Festival do Outono. O que vai acontecer em breve e significa que vou ter de comer grandes quantidades de Mooncakes... especialmente porque a maioria dos nossos antigos fornecedores vão dá-los de presente.

Tive algumas horas em Guangzhou e depois um voo curto para Yiwu. Quando aterrámos, a tripulação deu-nos instruções para (estranhamente) fecharmos as persianas das janelas. Duas senhoras dinamarquesas que se encontravam perto de mim começaram uma pequena discussão, insistindo que as persianas deviam estar levantadas e sendo-lhes dito com toda a firmeza que deviam estar baixadas. Acontece que (a Coco contou-me mais tarde) alguns aviões militares ultra-secretos estão estacionados em Yiwu e os funcionários paranóicos receiam que os compradores estrangeiros que chegam a Yiwu possam ser espiões.

Yiwu é um aeroporto pequeno, não há muitos voos hoje em dia, e a minha bagagem chegou rapidamente ao tapete rolante, saí e a Coco estava lá a saltar de pé em pé, feliz por me ver.   Na manhã seguinte, depois de pôr a conversa em dia com a família e distribuir as muitas prendas que tinha acumulado pelo caminho, fomos ao mercado de Yiwu ver alguns fornecedores.

Descobri que o mercado de Yiwu faz 30 anos este ano e está a celebrar o marco. Mas não é uma celebração gloriosa, de forma alguma.
Bali pode estar a fervilhar, como te disse na semana passada mas Yiwu está nitidamente plácida. A Coco diz-me que muitos comerciantes fecharam, a pandemia foi de facto muito movimentada, com novas encomendas mas sem visitantes. Agora, são poucos os compradores ocidentais que chegam e, de um modo geral, o negócio está mau. A recuperação esperada nunca chegou. Os únicos compradores que vi foram russos e alguns africanos. Um dos nossos fornecedores disse-me que eles não compram os volumes que os europeus ou os americanos compram e querem tudo a preços muito baixos.  Temos um armazém e uma fábrica de velas em Yiwu, e a Coco conseguiu esta semana renegociar a renda com um desconto substancial, é a primeira vez que as rendas baixam.

A entrada principal está praticamente vazia e os comerciantes esperam durante dias para se encontrarem com um comprador internacional... É um pouco triste.
O mercado de Yiwu tem 88.000 salas de exposição, é um lugar enorme e costumava ser uma colmeia de atividade... e, na verdade, em alguns sítios ainda é... Não é bem no mercado mas num bairro próximo fica a zona de comércio de pedras preciosas... Esta zona é o meu lugar preferido - cheia de comerciantes interessantes, pessoas criativas e apaixonadas e produtos exóticos e esotéricos.  A Coco e eu podemos passar dias felizes a descobrir todo o tipo de jóias exóticas, artefactos e afins.
Da última vez que aqui estive, os cristais em bruto estavam a despontar... desenvolvemos e comprámos as Luzes Encantadas com Pedras Naturais (que estão a vender muito bem), e agora muitos produtos, incluindo velas e jóias, estão a ser feitos com "cristais em bruto", é a próxima grande tendência do artesanato... e temos cristais em bruto a granel a caminho da tua loja... em breve...

De volta ao Reino Unido e à Europa... estão a chegar tantos produtos novos e (na minha humilde opinião) brilhantes e excitantes... e nestes dias em que o comércio pode não ser tão vibrante como deveria ser - a importância de produtos NOVOS e EXCITANTES na tua loja nunca foi tão importante... e acredito que estamos a par de todas as tendências que estão a vender... Novas tendências de incenso, produtos indianos e indonésios.. As pedras preciosas, os artigos esotéricos e os óleos essenciais são sempre muito vendidos em tempos difíceis.

Estive agora a conversar com o nosso mago Rodrigo, no Reino Unido... ele disse-me que tem 10 novas famílias de produtos para adicionar hoje... se ele (e a equipa) as conseguirem todas, será uma maratona magnífica de um feito. E o Rodrigo, sempre pronto para uma maratona, está a correr uma no domingo... para solidariedad...

Temos o Halloween em abundância para ti... a aproximar-se rapidamente... e a menos de 100 dias do Natal...
É altura de te organizares e garantires o melhor stock para uma época de sucesso.

Cuida-te e que tenhas uma ótima semana.
Mais notícias da China na próxima semana. A Coco diz olá!

David

Comments

Popular posts from this blog