Notícias AW do David: No topo do Nepal

Saudações do Topo do Mundo

A Coco e eu acabámos de chegar a Pokhara para uma pequena pausa e ficámos alojados no Rainiban Retreat.

Fica no cimo da cidade, junto ao lago, com vistas deslumbrantes sobre a cadeia de montanhas Annapurna. É um lugar calmo, tranquilo e silencioso.

Despedimo-nos com emoção e deixámos o Toni sozinho em Katmandu. A viagem épica dele pela Ásia está a chegar ao fim e, dentro de poucos dias, regressará a Espanha. Chegámos a Pokhara num curto voo matinal da Yeti airways, com apenas 30 minutos e vistas espectaculares sobre as montanhas, que aterra no novo e infame aeroporto internacional (ainda não há voos internacionais). Do aeroporto, apanhámos um táxi que atravessou a cidade e subiu uma estrada muito íngreme na montanha, depois foi para fora da estrada, saltando ao longo de um trilho precário, com a parte de baixo do pequeno táxi a ser esmagada e raspada. "Não há problema", disse o nosso alegre taxista, apitando para acordar o pessoal, quando nos aproximámos do nosso retiro na montanha...

Na semana passada, falei-te da chegada ao Nepal, com o Toni e a Coco a juntarem-se a nós no dia seguinte, vindos da China. Se não viste, podes pôr-te a par aqui.

Aqui está a vista do nosso quarto

Em Katmandu, tivemos uma semana atarefada, visitando os nossos fornecedores actuais e procurando alguns novos. Foi, naturalmente, a primeira visita do Toni a Katmandu e à zona grossista ligeiramente maníaca conhecida como Thamel. Trata-se de um labirinto de ruas estreitas entre edifícios antigos em ruínas e uma zona de comércio tradicional. Desde a última vez que aqui estive, foram abertas mais ruas pedonais e mais hotéis de charme e restaurantes interessantes. Continua a ser um pouco duvidosa, com traficantes de droga a murmurar quando se passa e clubes de mergulho de aspeto assustador que abrem a altas horas da noite. Mas aqui os comerciantes de artesanato têm salas de exposição, os agentes de exportação e as companhias de navegação trabalham em escritórios nos pisos superiores. E todos os tipos de produtos nepaleses esotéricos e exóticos chegam às lojas de presentes de todo o mundo a partir de Thamel.

O Toni entrou na feira como um cão na água, navegando pelas ruelas, fazendo amizade com os comerciantes e ficando (um pouco) entusiasmado com a variedade de produtos que eram comercializados. Todo o tipo de artigos de latão, incluindo taças de canto, incenso, chás, produtos de feltro bonitos e divertidos, tecido de canhâmo e muito mais. É o paraíso das prendas.
O nosso agente de expedição, o Sr. Padam, um cavalheiro da velha guarda, cujo escritório ainda tem um fax, apresentou-nos a alguns comerciantes novos, os que ele conhecia bem e que não eram simples intermediários. Levou-nos a um pequeno local escondido numa rua secundária, especializado em bandeiras de oração. Era muito movimentado e muito bem organizado, abastecendo todas as lojas de presentes, templos e mosteiros de Katmandu e alguns exportadores como nós. Achamos que se quisermos vender taças de canto e coisas do género, temos de ter o aspeto e o toque certos... as bandeiras de oração são a resposta às nossas preces. Em breve na AW.

O Toni e eu fomos visitar uma fábrica de feltro nos arredores de Katmandu. O patrão foi buscar-nos ao hotel e levou-nos até lá, explicando-nos a complicada política, a corrupção e as razões pelas quais a maioria dos nepaleses continuam a ser pobres. A Índia e a China disputam a sua influência e os negócios duvidosos abundam no topo. Mas as pessoas comuns do Nepal são trabalhadoras, gentis e honestas. Disse-nos que a maioria sonha em partir para a Austrália ou para o Canadá, onde o seu trabalho árduo é valorizado e podem enviar dinheiro para casa.

Os subúrbios estão desarrumados e desorganizados, embora o chefe nos tenha dito que, pela primeira vez, têm um presidente da câmara que parece estar a melhorar as coisas. Ele não tinha muita esperança de durar muito tempo no cargo.
A fábrica estava distribuída por duas grandes casas de três andares, cada sala dedicada a um processo ou produto diferente. O ambiente de trabalho era limpo e agradável, e as senhoras que lá trabalhavam, na sua maioria, estavam muito contentes por nos verem e, sem dúvida, trabalhavam arduamente.

A fazer produtos bonitos

Entretanto...

Com o Dia do Pai a chegar, temos estado bastante ocupados. A Páscoa está a chegar e, por isso, esse é o próximo foco... e, claro, a época dos casamentos cria muitas oportunidades para os sábios comerciantes de artigos para presentes.
Esta semana, voltamos a ter muitos produtos em stock e algumas ofertas brilhantes para manter os teus clientes satisfeitos e tu ocupado.

Namaste do Nepal.

Mais notícias na próxima semana.

David

Comments

Popular posts from this blog