Notícias AW do David: Finalmente no Nepal & a Coco chegou

Saudações de Kathmandu, Nepal

Sim, o Toni e eu acabámos de chegar ao Nepal. Na semana passada, falámos-te da nossa agitada viagem pela Índia, que terminou com uma pausa em Goa. Se não a viste, podes pôr-te a par aqui.

Antes de Goa, passámos quatro dias agitados em Jaipur, conhecida como a cidade cor-de-rosa. É famosa por fazer parte do roteiro do Triângulo Dourado (Deli, Agra, Jaipur) e tem muitos locais emblemáticos para ver. Infelizmente, o Toni sacrificou os locais de Jaipur por visitas a fábricas e showrooms, porque Jaipur é também um importante centro de artesanato e têxteis na Índia. Temos três fornecedores actuais nesta cidade enorme e movimentada e, depois de os visitar, partimos à descoberta de novos fornecedores...

Os tecidos estampados em bloco são famosos em Jaipur

No ano passado, durante as férias em Creta, comprei uma bonita camisa com estampado de blocos numa boutique da moda em Chania. Por acaso, estava a usá-la em Jaipur e um fornecedor disse-me que a camisa tinha sido feita na cidade. Verifiquei a etiqueta e dizia que tinha sido feita na Índia. Eu tinha pago 50 euros, mas aqui o preço por atacado era de cerca de 450 rupias indianas. Também em Jaipur se encontram produtos de couro e papel reciclado, este último feito a partir de restos de têxteis. Combinando as duas coisas, obtêm-se cadernos de couro, que vários anos são muito vendidos na AW. Fomos visitar os nossos antigos fornecedores e conseguimos acrescentar um novo.

Uma pequena fábrica que fabrica cadernos à mão

Jaipur é também famosa pela joalharia: pedras preciosas e diamantes. No entanto, sempre que tentamos comprar nesse mercado, os preços são loucos e não conseguimos passar dos intermediários astutos para os artesãos genuínosProdutos bonitos mas preços absurdos. É preciso tempo para descobrir os artesãos, estabelecer relações e fazer negócio. Estou a tentar explicar ao Toni que, por vezes, são precisos anos para encontrar os melhores fornecedores e muitas viagens a uma zona.

Um deles admitiu que muitos japoneses e americanos que fazem excursões ao Triângulo Dourado e pagam muito bem, pelo que não incentivo para serem competitivos num mercado de exportação.

Depois de Jaipur, apanhámos um voo muito cedo (levantámo-nos às 4h da manhã) de Goa para Bombaim, depois mudámos para outro voo para Katmandu

Acho que o aeroporto de Katmandu pode ter sido pintado desde a última vez que estive mas continua a ser um aeroporto da velha guarda. O pessoal é acolhedor e simpático, mas os processos são desnecessariamente complicados. Pode demorar mais de uma hora a passar pelo aeroporto e, estranhamente, ainda um controlo de segurança da bagagem de mão antes da recolha da bagagem. A bagagem aparece aleatoriamente em qualquer tapete e não parece ser o tapete que aparece no ecrã. Quando finalmente conseguimos sair, o Sr. Padam, o nosso agente de navegação e cavalheiro da velha guarda, estava à nossa espera e levou-nos ao nosso hotel. Contou-nos uma história oposta à da Índia, o negócio está muito bom - muitas pessoas vêm comprar artesanato no Nepal e ele estava muito ocupado. Uma história confirmada pelos fornecedores que encontrámos ontem (o nosso primeiro dia aqui).

Ontem à noite, a Coco chegou... num voo de cinco horas e meia de Jaipur. Fui com o carro do hotel e um motorista chamado Sanjeev para a ir buscar ao aeroporto. Um tipo adorável, comprou bilhetes VIP para que nos pudéssemos encontrar dentro do aeroporto em lugares confortáveis, tinha um grande cartaz com o nome chinês da Coco e enquanto esperávamos fez-me imensas perguntas sobre a Coco e a nossa vida - mostrei-lhe fotografias.  Por volta da meia-noite, ela apareceu com um ar fresco e animado e nada cansada. O Sanjeev levanta-se aos saltos... olha ela está aqui, ela está aqui!

Hoje em Katmandu

Proximamente, teremos o lançamento de um novo e espetacular produto Hop Hare. É um grande entusiasmo porque está a ser desenvolvido um ano... complementa as Velas Hope Hare (fantásticas para a Páscoa, agora) e pode ser o teu próximo best-seller...

Mais notícias do Reino do Nepal na próxima semana.

Namaste e fica bem.

David

Comments

Popular posts from this blog